Conselho de Agricultura de Missal está com novo uniforme

0

Em reunião foi aprovada a contratação de horas máquina de retroescavadeira e auxílio para agroindústrias

        O Comam (Conselho Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Missal) está de uniforme novo que foi estreado na reunião do mês de maio, nessa terça-feira, 10 de maio, na Câmara de vereadores. Entre os assuntos discutidos na reunião está a contratação de 300 horas/máquina de retroescavadeira para melhorar ainda mais o atendimento aos produtores rurais.

        O secretário e presidente do Conselho, Altair Fetzner, explicou que pela grande demanda dos produtores e por muitas vezes não ter disponibilidade de máquinas, já que estão em outros serviços, ou mesmo precisam ser deslocados para serviços prioritários, ocorre a demora no atendimento aos produtores. Para evitar que o produtor fique sem o atendimento, foi apresentada a sugestão da contratação de hora/máquina, sendo aprovada pelos presentes na reunião.

        Outro assunto discutido foi o auxílio financeiro para agroindústrias no município de Missal. O auxílio aprovado pelo conselho na reunião foi de R$1.100,00 do Fundamam para Luiz Trevisan de Dom Armando que tem uma agroindústria de derivados de leite. Além disso, na última reunião, no mês de abril, já havia sido aprovado o auxílio para agroindústria de panificação de Lucia Thiele no valor de R$2.000,00. Os dois produtores estiveram explanando como vão investir o recurso e tirando dúvidas dos conselheiros.

        Após a reunião do Comam, Eduardo Bruno Nogueira, técnico da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), tratou assuntos referentes ao Conselho de Sanidade Agropecuária (CSA). Ele expôs situações sobre a produção de animais, principalmente sobre notificações de zoonoses que podem afetar os próprios animais, bem como toda população.

        Alertou sobre a importância de comunicar enfermidades de animais e colocou a Adapar à disposição dos produtores. Além disso, lembrou sobre a vacinação da febre aftosa para bovinos e bubalinos e explanou sobre importantes cuidados com a alimentação e do local de permanência dos animais a fim de evitar contaminações. Eduardo afirmou que em breve vai trazer mais detalhes acerca desses temas, alertando os produtores sobre as melhores formas de produção e cuidados.

Conselho de Agricultura de Missal está com novo uniforme
Conselho de Agricultura de Missal está com novo uniforme
Conselho de Agricultura de Missal está com novo uniforme

Fonte :SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Deixe um comentário