Em Sessão polêmica, idade define novo presidente da Câmara de São Miguel

0
Com ausência de um vereador e pedido de cassação, Boaventura Motta foi eleito após empate

Em Sessão polêmica realizada na tarde desta segunda-feira, 08, o vereador Boaventura João Manoel Motta foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu para o restante da gestão 2019/2020.

Boaventura Motta concorreu ao cargo com o vereador Alfredo Junior Mendes. Como estavam apenas oito vereadores presentes, Marquinhos Murback não compareceu e não justificou formalmente a ausência, a votação terminou empatada em 4×4. Como prevê o regimento da Casa, mais uma eleição foi realizada e o resultado foi o mesmo. Com isso, o mais velho foi eleito presidente. Motta tem 70 anos e Alfredo, 36.

A eleição começou conturbada. A reunião tem início marcado para as 16h30 e as 16h33 um cidadão são-miguelense protocolou um pedido de cassação do vereador Marquinhos Murback. Alguns edis queriam a leitura do pedido na mesma reunião, mas o presidente interino, Professor Ari, não aceitou. Em coletiva, ele explicou a decisão e esse início conturbado da Sessão. O vereador fez ainda uma avaliação do período que foi presidente interino e da conjuntura política atual, já que Presidente e Vice da Câmara são os únicos que foram eleitos sem serem da base do prefeito.

Eleito presidente, Boaventura Motta está no terceiro mandato de vereador e já tinha ocupado o cargo máximo da Casa de Leis em outra legislatura, no ano de 1995. Em coletiva, o vereador afirmou que não queria concorrer, mas foi convencido a participar do pleito.

Boaventura Motta era 2º secretário da Casa e renunciou ao cargo. Com isso, uma nova eleição, apenas para o cargo vago, vai acontecer na próxima Sessão Ordinária, marcada para segunda-feira, dia 15.

A eleição para presidente aconteceu por conta do falecimento o ex-presidente Edson Ferreira, ocorrido no último dia 14 de março. Para a vaga deixada por ele, já foi empossado o vereador Alfredo Junior Mendes, que concorria à presidência.

Fonte: Costa Oeste News

Edi Brachtvogel Boschi

Editora, jornalista e repórter do Jornal Parceiros Net. Autora do Hino do município de Serranópolis do Iguaçu.

Deixe um comentário