18.02.1546 – Há 473 anos falecia o reformador, Rev. Dr. Martinho Lutero!

Martinho Lutero, nascido em 10 de novembro de 1483, doutor em Teologia, faleceu na madrugada de 18 de fevereiro de 1546, em Eisleben. Foi esta sua última oração: “Meu amado Pai celestial, Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Deus de toda consolação, agradeço-te po me teres revelado teu amado Filho Jesus Cristo, no qual tenho fé, o qual foi por mim pregado e testemunhado, ao qual amei e rendi louvores. Rogo-te, meu Senhor Jesus Cristo, toma sob teus cuidados minha pobre alma. Oh! Pai celestial, se bem que devo deixar este corpo e ser arrebatado desta vida, sei com certeza que eternamente poderei ficar contigo e ninguém poderá arrebatar-me de tuas mãos. Amém.

Perguntou-lhe Justo Jonas: [Reverendo pai, quereis perseverar em Jesus Cristo e na doutrina como a pregaste? Lutero respondeu claramente: “Sim”]. Adormeceu 15 minutos depois com um profundo suspiro. Trasladado para Wittenberg, Martinho Lutero foi sepultado a 22 de fevereiro de 1546 ao lado do púlpito onde tantas vezes pregara, na Igreja do Castelo, em cujas portas havia fixado suas teses, dando início à Reforma.

“Os corpos dos cristãos descansam na sepultura e dormem até que venha Cristo e bata no túmulo dizendo: Acorda, levanta, Martinho Lutero, e vem cá pra fora! Haveremos de ressuscitar em um momento, como dum sono suave, e agradável para viver com Cristo, o Senhor, em eterna alegria.”

ORAÇÃO DO DIA:

Ó Deus, nosso refúgio e nossa força, Tu levantaste Teu servo Martinho Lutero para reformar e renovar Tua Igreja à luz da Tua Palavra Viva, Jesus Cristo, nosso Senhor. Defende e purifica a Igreja em nossos dias, e permite-nos proclamar corajosamente a fidelidade de Cristo até a morte e a ressurreição restituidora que deste a conhecer a Teu servo Martinho; através de Jesus Cristo, nosso Salvador, que vive e reina conTigo e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

Edi Brachtvogel Boschi

Editora, jornalista e repórter do Jornal Parceiros Net. Autora do Hino do município de Serranópolis do Iguaçu.