Em sua 89ª edição, o Fotroca, encontro mensal de amantes da fotografia na Unibes Cultural, recebe Rafael Vilela, fotógrafo e um dos fundadores da Mídia NINJA.

Na ocasião, Vilela conduz palestra sobre fotojornalismo na era das redes e narrativas independentes.

As inscrições são gratuitas.

Mais sobre a Mídia NINJA

Fundada em 2013, a Mídia NINJA consiste em uma rede de comunicação e jornalismo que produz e distribui  informação nas redes com base em lógica colaborativa de trabalho.

Anúncio

“Entendemos a comunicação democrática como um direito humano e defendemos o interesse público, a diversidade cultural e o direito à informação, visibilizando pautas de comunicação, causas identitárias, cultura, meio ambiente, juventude e outras que dialogam com os desafios do século XXI”, afirma o coletivo em seu site.

O grupo ganhou notoriedade nas chamadas Jornadas de Junho, ainda em 2013, que reuniram milhões nas ruas do Brasil.

Na ocasião, realizou coberturas ao vivo de dentro dos protestos, com múltiplos pontos de vista invisíveis na mídia tradicional. Com isso, ganhou, no mesmo ano, o prêmio ‘Shorty Awards for our Social Media Profile’.

Atualmente, as redes do Mídia NINJA engajam mais de dois milhões de apoiadores e cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas com o suporte de casas coletivas pelo Brasil.

Quem é Rafael Vilela

Um dos fundadores da Mídia NINJA, o fotógrafo Rafael Vilela é também um dos articuladores da Rede Latino Americana de Coletivos Fotográficos, que atualmente tem coletivos de dez países.

Em 2011, teve sua série de retratos ‘Cabeças-de-Pipa’ premiada no concurso Px3 – Prix de La Photographie Paris. Atuando como fotojornalista, documentou a crise dos Guarani-Kaiowá no centro-oeste e a truculenta operação de desocupação de Pinheirinho.

Em 2013, fotografou todas manifestações de Junho em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, e foi o enviado especial ao Egito, pela Mídia NINJA, para cobrir a deposição do presidente eleito Mohamed Morsi.

A eclosão da rede de comunicadores o levou a circular em diversos festivais e encontros de fotografia no Brasil e na América Latina, com exposição das imagens NINJA e ministrando palestras e oficinas como no Paraty em Foco, Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, Bienal Argentina de Fotografia de Tucumán, Fórum Latino-Americano de Fotografia, Eco – Encontro de Coletivos Fotográficos, TEDx, entre outros.

Em 2014, duas de suas fotografias foram selecionadas para o acervo permanente do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) através do Clube de Colecionadores de Fotografia.

Elas foram exibidas na mostra ‘Poder Provisório’, de curadoria de Eder Chiodetto no Museum of Modern Art (MoMa), em Nova Iorque, em 2015.

Durante a Copa do Mundo de 2014, a Mídia NINJA foi convidada pela agência Magnum Photos a participar do projeto ‘Offside Brazil’, ao lado de David Alan Harvey, Alex Majori, Susan Meiselas e outros autores brasileiros.

O trabalho resultou em ampla visibilidade global de suas imagens, assim como a exposição final do projeto em Turin, na Itália, ainda em 2014.

Sobre o Fotroca

Concebido e organizado pelo Coletivo Olhar Plural, o Fotroca é um projeto voltado para amantes da fotografia que acontece mensalmente, desde outubro de 2012. A iniciativa promove encontros entre fotógrafos e amantes da arte para trocas de fotos e experiências.

O evento tem promove encontros entre fotógrafos e amantes da fotografia para trocas de fotos e de conhecimento no mundo das imagens fotográficas.

Além da palestra, os participantes expõem suas próprias fotos em um varal montado para a ocasião e, ao final do encontro, as trocam entre si.

“Num mundo tão digital, o Fotroca chega com a proposta fomentar a criação de fotos impressas como instrumento de interação real entre os participantes, ampliando a network e criando redes de conhecimento e amizade”, conta Ricardo Biserra, organizador do evento.

Confira nossa programação!

Acesse nosso site e descubra shows, palestras, exposições, encontros e demais eventos nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.

Data: 10 de novembroHorário: das 14h às 19h

Local: Unibes Cultural

Unibes Cultural