Assassin's Creed Unity - Ubisoft
Trailer do game Assassin’s Creed Unity – Ubisoft

Durante seu quase milênio de existência, a catedral francesa sofreu muitos danos em sua construção. Em abril deste ano mais um incêndio tomou conta da Igreja destruindo boa parte de sua estrutura que contava com um acervo artístico surpreendente e de valor inestimável, a igreja que foi construída por volta 1163 d.C. ainda foi palco de grandes momentos históricos, como a coroação de Henrique VI da Inglaterra em 1431 e a coroação de Napoleão Bonaparte em 1804.

Os gráficos de Assassin’s Creed Unity (game da Ubisoft, lançado em 2014) estão sendo utilizados para a reconstrução da Catedral de Notre-Dame.

Gráfico do jogo Assassin’s Creed Unity. Imagem: Reprodução / The Verge

Segundo o The Verge:

“No caso de Notre-Dame, facilmente a maior estrutura do jogo, significava recriar uma versão da catedral que na verdade não existia na época. A artista Caroline Miousse se debruçou sobre fotos para acertar na arquitetura, e trabalhou com artistas de textura para se certificar de que cada tijolo fosse como deveria ser. Ela até tinha historiadores para ajudá-la a descobrir as pinturas exatas que estavam penduradas nas paredes”.

No game, o personagem consegue explorar a catedral por dentro, além de escalar suas paredes pelo lado de fora. De acordo com o responsável pela recriação da Catedral de Notre-Dame no jogo, foram anos de discussão acerca dos detalhes de sua estrutura.

Anúncio

Assassin’s Creed Unity foi escolhido por ter uma representação detalhada de Notre-Dame, tornando possível a reconstrução a partir do jogo e também em conjunto com o trabalho do historiador de arte Andrew Tallon, que criou um modelo da Catedral com um scanner a laser.

“As fotografias panorâmicas são incrivelmente realistas e precisas. Em Notre-Dame, Tallon fez varreduras de mais de 50 locais dentro e ao redor da catedral – coletando mais de um bilhão de pontos de dados”, explicou uma reportagem do National Geographic.

Depois das chamas apagadas, a Ubisoft liberou o download gratuito do jogo a partir do dia 17 de abril até 25 de abril para todos os computadores e além da liberação do download, a empresa incentiva os usuários a realizarem uma doação para a reconstrução da igreja.

“No contexto do devastador incêndio da Catedral de Notre Dame de Paris, a Ubisoft gostaria de propor a todos os seus jogadores a chance de experimentar a majestade e a beleza da catedral”, disse o site.

Acesse o link para mais informações sobre a história completa de Assassin’s Creed.

Clique aqui para acessar todos os games de Assassin’s Creed

Redação Parceiros Net News