Marlucia Pimentel, da cidade de Vitória, no Espírito Santo, foi a visitante de número 2 milhões do ano de 2019.

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, registrou a marca de dois milhões de visitantes, nesta segunda-feira, 30 de dezembro, às 9h12. Marlucia Pimentel, da cidade de Vitória, no Espírito Santo, foi a visitante de número 2 milhões do ano de 2019. Lideranças comemoraram o feito histórico e expressaram otirmismo para o crescimento no movimento da unidade de conservação na próxima década.

‘Essa marca histórica é fruto de uma ação integrada, com a iniciativa privada, dos governos Estadual e Federal, Itaipu, entre outros, que acreditam no turismo como fonte do desenvolvimento econômico de Foz’, comemorou o prefeito Chico Brasileiro.

Ainda segundo ele, agora o destino precisa realizar os investimentos necessários para atingir uma nova marca até 2030: 5 milhões de visitantes por ano no Parque Nacional do Iguaçu. ‘ Superado esse desafio, agora temos que nos preparar para alcançar outra marca: 5 milhões de visitantes anuais, que faz parte do nosso plano Foz do Iguaçu- 2030. Já estamos trabalhando em harmonia com o Governo Federal, Estado e, especialmente a Itaipu Binacional, para tirarmo do papel importantes obras estruturantes’, disse o prefeito.

Anúncio

Infraestrutura

O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla lembrou que a cidade avança para tirar do papel três grandes obras de infraestrutura. ‘ O primeiro passo dado é a ampliação da pista, que será licitada no próximo ano, com investimento de R$ 70 milhões, sendo R$ 55 milhões da Itaipu e o restante pela Infraero. O segundo passo é a duplicação da Rodovia das Cataratas (BR -469), que está em fase de diálogo, entre a Itaipu, Governo Federal e o Estado do Paraná, e deve ter um desfecho positivo, e por último as obras de infraestrutura do Parque Nacional. Superando esses desafios vamos tornar ainda melhor a experiência dos visitantes e estaremos preparados para receber 5 milhões de turistas por ano até 2030’, afirmou.

No caminho certo

Para Ivan Baptiston, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, o registro de dois milhões de visitantes sinaliza que a unidade está no caminho certo. “Estamos zelando por este lugar e proporcionando condições para que mais pessoas possam conhecer e se conectar com a natureza. O parque está lindo. É isto que motivou a família Pimentel e seus amigos a conhecerem este lugar, que guarda uma das feições naturais mais lindas do mundo.”

“Essa é uma conquista de todos, uma vitória para Foz do Iguaçu que reflete um trabalho desenvolvido em conjunto. Vamos continuar empenhados para oferecer a melhor experiência a todos que nos visitam”, observou Adélio Demeterko, diretor da Cataratas do Iguaçu S.A.

União

O presidente do Comtur, Carlos Silva destacou que o recorde no Parque Nacional é ‘ a recompensa do trabalho da Gestão Integrada do Turismo, referência para outros destinos turísticos. A união e o trabalho de todas as entidades, que compõem o Comtur, iniciativa privada, Poder Público e profissionais do setor mostram que Foz do Iguaçu seguirá avançando e demonstrando ser uma cidade preocupada com o bem-estar de quem a visita’.

‘Significa muito trabalho da Gestão Integrada do Turismo e dos empresários da nossa cidade. É uma marca histórica que temos de comemorar. É uma conquista importante para Foz do Iguaçu, que continuará a receber cada vez mais turistas.’, avaliou Neuso Rafagnin, presidente do Sindhotéis.

‘Quando as principais lideranças do turismo, representando o setor privado e público, se uniram em 2007 para formar a Gestão Integrada do Turismo, o destino iniciou um ciclo virtuoso de crescimento do número de visitantes. Com esse recorde obtido hoje, agora a Gestão se prepara para atingir novos desafios, tornando ainda melhor a experiência dos visitantes no destino’, destacou o vice-presidente da ABAV Paraná, Felipe Gonzalez.

Também acompanharam a cerimônia do recorde o diretor Executivo do Visit Iguassu, Basilei Tavares, o vice-presidente do Fundo Iguaçu, Camilo Rorato, o sócio-propeitário da Helisul, Celso Biezus, representantes da Policia Militar, Aeronáutica e funcionários da Cataratas S.A.

Sonho de casal

Marlucia e o marido, Rubens Pimentel, embarcaram neste sonho de visitar o lugar mais amado dos brasileiros com o casal Maria Aparecida e Fernando Rios, amigos há 40 anos. Eles ganharam do Parque Nacional do Iguaçu o passeio de barco pelas Cataratas, o sobrevoo na Maravilha Mundial da Natureza e a experiência gastronômica no Restaurante Porto Canoas, localizado ao lado das Cataratas do Iguaçu.

“Visitar as Cataratas do Iguaçu é a realização de um sonho de muitos anos. Convidamos nossos amigos para viajar com a gente e estamos comemorando 35 anos de casados nesta Maravilha da Natureza. Agora a emoção é em dobro.”

Economia

Mais que um volume significativo de visitantes, este desejo dos brasileiros e estrangeiros de conhecerem o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) reflete a qualidade dos serviços, que se equipara à dos melhores parques nacionais do mundo. A estimativa é que quase 30% da economia de Foz do Iguaçu esteja relacionada à visitação do Parque Nacional do Iguaçu.

Desde o ano de 1999, o Parque Nacional do Iguaçu conta com gestão dos serviços de visitação turística da concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., empresa genuinamente iguaçuense, que integra o Grupo Cataratas.

Prefeitura de Foz do Iguaçu