O município de Santa Helena, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, efetuou na manhã desta terça-feira, a entrega de kits contendo equipamentos utilizados na pesca profissional aos pescadores vinculados a Colônia de Pesca Nossa Senhora dos Navegantes.

O incentivo foi possível graças a aprovação da Lei Nº 2.688 de dezembro de 2018 que prevê a instalação de um programa de fomento a atividade e dispõe sobre os itens que o Município pode subsidiar à classe.

Antes da entrega, os trabalhadores foram cadastrados e apresentaram os documentos exigidos, como comprovante de residência, carteira profissional de pesca entre outras comprovações do exercício da profissão.

Anúncio

Cada um pode relacionar o que mais necessitava e assim, o Município formatou este programa que é considerado pela classe uma iniciativa inédita e de grande benefício a quem depende do peixe para o seu sustento. Foram entregues, caixas térmicas, redes e acessórios utilizados na preparação das malhas.

“Se eu tivesse que comprar essas redes, teria que desembolsar cerca de R$4 mil e para nós não sobra esse dinheiro, agora só nos resta agradecer por esse programa” afirmou Roque Zembrzuski, pescador profissional há muitos anos em Santa Helena.

O presidente da Colônia de Pesca, Lírio Hoffmann, disse que jamais viu um investimento dessa magnitude para os pescadores e, da mesma forma, é momento de agradecer e zelar pelos bens recebidos: “Pedimos aos pescadores que utilizem esses equipamentos com responsabilidade pois todos sabem o quanto isso era aguardado. Aproveito para agradecer a Administração Municipal pelo programa e a Câmara de Vereadores pela aprovação da Lei,” finaliza o líder da classe.

O prefeito Zado, afirma que o Município trata com muita atenção e respeito os pescadores e esse programa surgiu para atender um pedido da classe, que agora pode trabalhar com novos equipamentos: “Entregamos esses itens com muita alegria pois todos são merecedores e nos próximos dias também será iniciada a reforma da sede da Colônia de Pesca que é outro importante pedido da classe,” destaca o gestor.

O presidente da Câmara Paulinho Vasata, participou da entrega e parabenizou a iniciativa do Município que, além deste itens importantes para o dia a dia do pescador, também abriu as portas da Assistência Social para atender os trabalhadores no período de piracema: “São diversos incentivos como cestas básicas e agora o vale gás que estão sendo oferecidos a essas pessoas que tanto trabalham e lutam pelo seu sustento, mas agora não tem a sua renda integral com o fechamento da pesca predatória. O Município está de parabéns por atender os pescadores e a Câmara, está à disposição para oferecer o suporte necessário para tudo o que for positivo para Santa Helena,” pontuou o vereador.

Também estiveram presentes os vereadores Tonico, Valdecir Noro, Juliana Ladeia Costa e Tania Maffini e secretários municipais. Além dos objetos entregues aos pescadores, a Colônia de Pesca também foi beneficiada com um bebedouro elétrico, 100 cadeiras, mesas e um computador.

Prefeitura de Santa Helena