A rainha Elizabeth II, aos 93 anos, fez um pronunciamento histórico ao Reino Unido neste domingo (5) sobre o coronavírus, ressaltando a importância do isolamento social.

“Juntos, estamos enfrentando esta doença e quero garantir a vocês que, se permanecermos unidos e resolutos, vamos superá-la”, disse.

Em 68 anos de reinado, esse foi o quinto discurso dela à nação britânica. Dos cinco pronunciamentos, apenas três haviam sido neste século. O primeiro foi durante a Guerra do Golfo, em 1991, enquanto seu segundo discurso foi após a morte de Diana, Princesa de País de Gales, em 1997. O terceiro discurso foi na morte da rainha Elizabeth I, conhecida como Rainha Mãe, em 2002, e o quarto – e mais recente – foi realizado em 2012, quando foi celebrado o aniversário de 60 anos da sua ascensão ao trono, data conhecida como Jubileu de Diamante.

Anúncio

No discurso de hoje, a maior monarca do mundo ainda lembrou de sua infância, quando fez uma transmissão por rádio com sua irmã, princesa Margaret, por rádio em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial.

“Nós, quando crianças, falamos daqui em Windson [castelo da família real]com crianças que haviam sido evacuadas de suas casas e que estavam desaparecidas para a própria segurança. Hoje, mais uma vez, muitos sentirão uma sensação dolorosa de separação de seus entes queridos. Mas agora, como então, sabemos no fundo que é a coisa certa a fazer. Enquanto nós já enfrentamos desafios antes, esse é diferente. Desta vez, nos unimos a todas as nações em um esforço global comum, usando os grandes avanços da ciência e nossa compaixão instintiva para curar”, declarou.

Até agora, já morreram 4.934 pessoas no Reino Unido devido ao coronavírus. Contudo, a rainha Elizabeth agradeceu aqueles que estão em isolamento social e permanecem em casa.

“Espero que nos próximos anos todos se orgulhem de como responderam a esse desafio e aqueles que vierem depois de nós dirão que os britânicos desta geração eram tão fortes quanto qualquer outro. Os atributos da autodisciplina, da determinação bastante bem-humorada e do sentimento de companheirismo ainda caracterizam este país”, completou.

A rainha também cumprimentou todas as pessoas que aplaudiram e homenagearam os profissionais da Saúde do Reino Unido. “Os momentos serão lembrados como uma expressão de nosso espírito nacional e seu símbolo serão os arco-íris desenhados por crianças”.

Por fim, a rainha Elizabeth diz ter certeza que o Reino Unido terá sucesso no combate ao coronavírus.

“Teremos sucesso – e esse sucesso pertencerá a todos nós. Embora tenhamos mais para aguentar, dias melhores voltarão: estaremos com nossos amigos novamente, estaremos com nossa família novamente, nos encontraremos novamente. Mas, por enquanto, envio meus agradecimentos e votos de felicidades a todos”, finalizou.

O PRONUNCIAMENTO DA RAINHA ELIZABETH II

Paraná Portal