Lista de mutuários deveria contemplar - por sorteio - apenas famílias de baixa renda / BandNews FM Lista de mutuários deveria contemplar – por sorteio – apenas famílias de baixa renda BandNews FM

Documentos e informações apontam a existência de um esquema para beneficiar parentes de servidores públicos e pessoas ligadas a funcionários da empresa responsável por gerir o Minha Casa, Minha Vida em Suzano, na Grande São Paulo. Pelo menos quatro pessoas – que têm ligação com a administração municipal – incluíram nomes na lista de mutuários, que deveria contemplar – por sorteio – apenas famílias de baixa renda.

O programa é voltado para quem ganha até R$ 1,6 mil e, na maioria das vezes, vive em áreas de risco. Funcionário da IEME Brasil – empresa responsável por gerir o Minha Casa, Minha Vida em Suzano – Rodrigo Silva destinou imóveis para a mulher, Clarice Kiura – com quem não é casado no papel – e mais dois parentes dela.  Questionada pelo repórter Pablo Fernandez, Clarice se negou a falar sobre o caso.

Outra funcionária da IEME, a arquiteta Ana Pigatti, indicou o próprio filho Fábio Pigatti, que mora em outra cidade – São José dos Campos – a cerca de 70 km de Suzano.

Um dos casos que mais chamam a atenção é o do motorista da Secretaria de Assuntos Urbanos, comandada por Carmem Lúcia Lorente, do PSDB, e responsável por tocar o Minha Casa, Minha Vida. Tiago Ramos de Campos indicou a namorada Janila Mangini – com quem mantém um relacionamento há pelo menos três anos – mais dois parentes dela e um dele, que mora em Junqueirópolis, a cerca de 680 km de Suzano.

Anúncio

Assessor político da secretária Carmem Lúcia Lorente, Leonardo Barreto Faria teria incluído na lista o nome de Carla Cristina do Lago Barreto, também parente dele.Outro fato que chama a atenção é que há duas listas de beneficiários do programa – uma que foi publicada no Diário Oficial e outra com nomes que não constam daquela divulgada. Segundo apurou a BandNews FM, na relação de nomes que não foi tornada pública, há mais pessoas indicadas por servidores e até políticos da cidade; muitos passaram na frente de famílias que esperavam por um imóvel há mais de quatro anos.

Os apartamentos do Minha Casa, Minha Vida em Suzano foram entregues no fim de março, em cerimônia que contou com a participação da presidente Dilma Rousseff, por meio de transmissão simultânea.

Procurada, a prefeitura de Suzano disse que a Secretaria de Assuntos Urbanos desconhece tais fatos e que vai encaminhá-los à Corregedoria do Município. A IEME Brasil não se pronunciou.

O Ministério das Cidades esclareceu que a seleção dos beneficiários é, por lei, de responsabilidade das prefeituras e Estados onde os imóveis são construídos.

 

Band.com

 
 

Webmaster

PN News - O seu portal de notícias